sun ra arkestra, 9-10-2019, sesc pompeia

que alegria rara que é presenciar sexagenários e septuagenários que passaram a vida tocando música ainda tocando música. sempre penso isso quando vejo shows como o da sun ra arkestra de ontem. fico emocionada mesmo. (fiz até uma edição aqui no post para dizer: o marshall allen, que é o diretor musical/regente da banda desde a morte do john gilmore, que ficou de sucessor de sun ra, tem 95 anos e é sensacional, então celebremos os nonagenários também, principalmente os que tocam EVI).

fiquei surpresa com a pegada quase metaleira (e os fraseados e dobrados) do guitarrista carl leblanc, que estava usando um headpiece, um adorno cranial, meio new orleans (como disse a mari: “parece treme” – e leblanc é de lá mesmo). ficava ansiosa pelo momento em que algum timbre bizarro de efeitos dúvido-maravilhosos surgiria do rig de carl cortando a massa dos metais, às vezes até se adensando nela, dada a abundância de frequências médio-agudas no recinto, mas com presença inegável.

provavelmente empata no meu ranking de melhores shows que vi nos últimos dois anos com o do marc ribot y los cubanos postizos, que tenho mantido na primeira posição. o do ribot, no entanto, teve qualidade de áudio melhor a noite inteira. no caso da arkestra, infelizmente, a mix só foi encontrar algum estado de graça do meio para o final. meio deprimente que o show da arkestra tenha passado uma hora com as teclas quase inaudíveis, justo elas, as descendentes diretas do grande le sony’r ra.

aí vai um videozinho curto, qualidade android, só um suspiro, pois eu tava era vidrada.

Publicado por

Maíra Mendes Galvão

maquinista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s