refogado sesâmico + arroz cocotinho + pesto de coentro com tahine

P_20191007_141856

hoje, quis muito comer verduras variadas. depois que diminuí os produtos de origem animal, andei comendo muito arroz com feijão e couve (e, às vezes, banana crua ou frita, ou então batata frita). então, pra aumentar o teor horticultural da coisa toda, quis fazer um pratão com muita verdura, mas também com um arrozinho reconfortante, pra acalentar meu coração friorento. antes, este prato teria frango junto com as verduras. para dar uma abrilhantada no sabor e me ajudar a não sentir falta do galináceo, decidi fazer o pesto de coentro que sempre fazia com um borogodó a mais: tahine. esta é a primeira “receita” que posto aqui, então friso: não vou ficar colocando as quantidades pois não sei cozinhar assim, por mais que às vezes eu erre a mão. ou o braço. enfim. aí vão os ingredientes e uns dois dedos de plá sobre como preparar:

PESTO DE COENTRO COM TAHINE

ingredientes: coentro fresco (pode jogar um pouco de talo junto, não tem problema), sumo de limão tahiti (mas com limão cravo também funciona), tahine, azeite, alho (desta vez usei alho amassado pronto), sal e uns temperos variados (acho que coloquei pimenta vermelha mexicana em pó, um pouco de pimenta síria e cúrcuma). se tivesse gengibre em casa, eu teria jogado na mistura, mas foi justamente aquele 1 ingrediente que me esqueci de comprar (e costuma ser o que sempre tem em casa).

preparo: bater tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo.

REFOGADO SESÂMICO

ingredientes: óleo de gergelim torrado, acelga, repolho, brócolis americano, couve-flor, cenoura, pimentão amarelo, bulbo de cebolinha (também fica bom usar alho-poró), sal.

preparo: refogar tudo no óleo. eu coloco primeiro o bulbo de cebolinha ou o alho-poró, logo depois a cenoura e a couve-flor. um pouquinho depois, o brócolis e o repolho e sigo com acelga e pimentão. quando já tá quase pronto, coloco também (às vezes) a parte verde da cebolinha. o sal eu coloco quando todos os ingredientes já estão na frigideira e vou corrigindo.

ARROZ COCOTINHO

ingredientes: arroz japonês (também fica bom com arroz basmati), ervilhas frescas ou congeladas, leite de coco, vinagre azuma-kirin (de arroz).

preparo: faço o arroz japonês segundo as instruções, mas coloco metade água e metade leite de coco. as ervilhas eu acrescento no meio do cozimento, pra não ficarem muito moles. o vinagre (só um pouquinho) vai quando o arroz já está cozido: é só colocar, misturar e tampar a panela por mais uns 10 minutos.

 

Publicado por

Maíra Mendes Galvão

maquinista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s